terça-feira, 29 de junho de 2010

Go East!

Estive no último fim de semana no Rio de Janeiro para o evento que publiquei faz uns dias, o Rio Orient Festival... Já que estaria no Rio nesse fim de semana, aproveitei pra conferir a festa de despedida da Go East, uma festa de cultura balkan que sempre rola por lá, mas que vai tirar umas férias indeterminadas pois as meninas que organizam, ou uma delas, não sei direito, está indo literalmente pro leste (leste europeu)... A festa rolou algumas vezes em São Paulo, mas não consegui comparecer, por algum motivo obscuro em SP a cena balkan beats acabou não pegando muito... Uma pena... mas voltando ao Rio, lá a festa pega fogo! O lugar onde a festa foi realizada era lindo, puro charme... As pessoas realmente conectadas com a energia do evento.

A sensação que tive foi que entrei num mundo paralelo, onde um espírito cigano incorporava em todo mundo que estava receptivo a ele, e é através dessa receptividade que a magia da vida acontece! Muita dança e alegria, a festa contou até com a performance tribal da dançarina Aline Oliveira.

Foi uma ótima oportunidade para curtir uma baladinha muito boa e conhecer algumas das dançarinas da cena tribal carioca!


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Entrevistas sobre figurino!!

Acabo de descobrir essa ótima entrevista com a Rachel Brice sobre figurinos!! E não é só isso! navegando no próprio blog, encontro também uma entrevista com a Mardi Love!! logo depois da própria Rachel declarar ser uma grande admiradora do trabalho da Mardi!!

O blog de onde saiu essa entrevista é legal também! Chama Belly Artist Cafe, com muita coisa legal, indicação de sites, lojinha e tudo o que pode interessar a tribalbellycrazies como eu. Tem uma parte especial sobre figurinos, com entrevistas sobre o processo criativo de dançarinas sobre seus figurinos. Foi lá que eu encontrei essas duas preciosidades! :)

Divirtam-se!! ho ho ho

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nós somos um grupo de mulheres. Viajamos através dos tempos e acordamos quando somos chamadas. Já fomos atlantes, egípcias, indianas, ciganas,  balinesas e índias. Já parimos a herança da humanidade, já curamos,  já confortamos, já cozinhamos e sobretudo já amamos. Passamos nossos segredos via telepatia a todas aquelas que quiseram aprende-los...

Além disso tudo, dançamos!

Dançamos por todos os momentos, por todas as conquistas e derrotas. E nessa viagem pelas eras, aprendemos. E ensinamos...

A cada passo na jornada, conseguimos lembrar um passo atrás na história... E assim a evolução se manifesta. Nossa dança representa aquilo que fomos, aquilo que somos e aquilo que seremos. Assim servimos de ponte para o infinito.

Quando nos unimos, nos lembramos de como já fomos apenas Uma outrora, e celebramos nesse momento a lua que se apropria de nós.

E ampliando a consciência a cada momento a respeito daquilo que faz a energia fluir por nosso ser, vamos caminhando por entre as trevas, nunca as ignorando, mas as domando, sob nossa firme vontade.

Aprendemos que delicadeza é frágil se não exercitamos nosso caráter e nosso corpo.  E que a a ira é vazia se não é racional e controlada...

Que todas nossas energias se tornem Uma só novamente, e que nesse momento, nossa serpente tenha nos tornado melhores do que fomos.


P.S. Dedicado à Crystal Zárifa e Loreta. Também às minhas alunas. :)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Meditação e Inspiração

Meditar é uma arte que traz benefícios a todas as pessoas. É aquele momento em que você literalmente pára e observa o que está acontecendo no seu mundo interior. Que pensamentos, que estado de espírito, que preocupações ocupam a sua mente naquele momento. Quando você adquire uma certa rotina nesse hábito, a hora da meditação se transforma (pelo menos pra mim) num momento de "como estou agora?" E esse momento varia absurdamente de uma meditação para a outra. Mesmo sendo no mesmo horário, no mesmo local muitas vezes, o mundo interior está completamente transformado. É um momento de nos conectarmos com nós mesmos.

No começo eu não meditava porque, nas poucas vezes que eu tentava, o mar de pensamentos era tão grande que me parecia impossível conseguir limpar a cabeça. Mas eu aprendi que inclusive limpar a cabeça é um dos primeiros passos do caminho nesse incrível mundo interior.

Trazendo um pouco isso para a dança, essa auto-consciência de "como estou agora", aos poucos vai se tornando um estado permanente, e esse estado começa de alguma forma a nos guiar. Eu tenho cada vez mais claro pra mim aqueles momentos em que eu simplesmente sei: Eu tenho que dançar!  Agora!! E por ter essa consciencia mais clara, acabo dando mais ouvidos a ela, e realmente, paro o que estou fazendo pra dançar, as vezes isso acontece em momentos que não dá pra parar tudo, mas nem que seja com o fone de ouvido dançando a dança imaginária dentro da minha cabeça, eu pelo menos tento!

E quando, através da meditação, conseguimos ouvir melhor o que estamos sentindo no momento, nos conectamos com nossa intuição. E ela faz maravilhas pela nossa vida e também para a nossa dança! :) É o "deixar fluir"...   Deixar a música guiar seus movimentos e dizer o que virá depois...

Nesse momento entra a tal inspiração. Ou a musa inspiradora, ou o duende do flamenco...


 O que viria a ser esse misterioso fenômeno que uma hora nos faz transcender e que depois passa dias sem aparecer? Ele está dentro de nós? Ele é aquilo que somos, ou ele é um ente mágico, que trabalha conjuntamente conosco?

Eu penso que a arte é um processo de conexão com o todo (com o sagrado, com o divino, como você quiser chamar essa força mágica que permeia todo o universo), e nosso papel é preparar o templo, fazer o que for necessário pra quando essa onda quiser chegar, ela encontre tudo no lugar, a música certa, o corpo funcionando com a técnica e habilidade lapidada durante os momentos em que esse ser mágico não estava ali...

Aos poucos vamos conseguindo perceber (e nesse ponto acredito que a meditação ajuda muito), quando essa força está querendo entrar, está entrando, ah!!   está lá e você precisa estar pronta(o) para aproveita-la!  Se a fadinha perceber que você está pronta para recebê-la, ela certamente virá mais vezes! E se tornará sua amiga, ao invés de te atormentar quando você sabe que devia estar fazendo a sua parte na equipe, seja treinando, seja alimentando a tal fada com inspirações, e todas as outras coisas que ela sussurra no seu ouvido e você só precisa estar alerta pra captar!

P.S. Esse texto brotou num momento de meditação e recebeu um acréscimo do vídeo abaixo que recebi da minha amiga querida (e também aluna) Elaine!  Recomendo demais! É sobre alimentar a criatividade em processos artísticos e quem fala nele é a autora do livro Comer, Rezar e Amar, que agora fiquei com muita vontade de ler!


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rio Orient Festival

Nos dias 25 a 27 de junho acontecerá no Rio de Janeiro o Rio Orient Festival. É um evento que tem como tema central a cultura do oriente médio, e apesar da maior parte das atrações se relacionar com dança, também acontecerão outras palestras com outro enfoque, como idioma árabe, filmes, turismo entre outros, todos dentro da temática Cultura Árabe.

Dentre os ministrantes de workshops estarão presentes profissionais vindas(os) do México, Rússia, Venezuela, Síria e, é claro, do Brasil!

Para quem gosta de Tribal, no dia 27 (domingo) vão rolar 4 workshops!!  Jhade Sharif do Rio mesmo, Bia Vasconcelos e Bella Saffe da Bahia,  e a Kilma Farias de João Pessoa.

Além disso, ainda rola uma aula aberta de percussão no final dos works!

Os preços estão bem convidativos,  vale lembrar que a Bella e a Kilma estiveram no exterior fazendo works com as gringas e estarão cheias de novidades pra generosamente compartilhar!

Eu vou!  Caso alguém de São Paulo também vá, me dá um toque...  Quem sabe não vamos juntas! Quem vai e não é de São Paulo, também dá um toque e a gente se encontra lá!  :)



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Inspirações

Apesar da dança ocupar boa parte do meu tempo, dos meus pensamentos, leituras e tudo mais, às vezes sobra um pouco de tempo para outras coisas, e entre essas coisas, adivinhem o que existe: filmes que certamente serão inspiração e referência para dança! Rá!

Assisti a dois filmes muito interessantes nesse sentido nos últimos tempos, o primeiro deles, indicação da minha amiga e bellydancer Olívia Dias, é o Transylvania (2006), do Tony Gatlif, o mesmo do belo Latcho Drom e do incrível Gadjo Dilo. Como nesses dois outros filmes, a fotografia é de tirar o fôlego e a trilha sonora então, pra quem ama música cigana como eu, é puro deleite! O roteiro acaba sendo supérfluo, mas quem se importa! hehehe Super recomendado! Não apenas o Transyvania, como os outros dois também!



Outro que eu achei muito legal, dentro de um contexto "inspiração" é o Cabaret, com a Liza Minelli. As cenas das performances valem o filme, que tem uma trama legal para entrar um pouco no clima da vida de uma performer americana que vive em Berlin. Meu namorado dormiu nos 15 primeiros minutos, mas cada figurino, make da Lisa rapidamente me impediam de desistir do filme! Vale a pena...  Pra quem gosta do burlesco é um prato cheio...  Fora que a Liza é daquelas que agarra o olhar!

Segue o link pra a uma das primeiras performances... A melhor na minha opinião.. Pena que não dá pra colocar o videozinho aqui.

E algumas fotinhos que achei bonitas também:






Enjoy!

E me digam o que acharam dos filmes depois!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Segredos do palco

Uma série de DVDs didáticos que assisti recentemente é a Secrets of the Stage - A Performance Course for Belly Dancers by Michelle Joyce, que vem em três volumes.

Michelle Joyce, juntamente com outras dançarinas, fala sobre diversos pontos que devemos levar em conta em nossas apresentações. Calma, simpatia, simplicidade, realmente estar se divertindo durante a apresentação, criatividade, maquiagem além de muitos outros temas!

O primeiro dos DVDs tem no final alguns exercícios muito legais de improvisação, além de um relaxamento/mentalização lindo, que me emocionou de verdade...

Nesse exercício ela conduz à visualização no palco, com o figurino perfeito, dançando sua música com amor, felicidade genuína, e de repente um imprevisto acontece e outra música que você não conhece começa a tocar no lugar, mas você não se deixa abalar e aproveita para demonstrar sua habilidade de improvisação. Ao final, a platéia te aplaude intensamente e você permanece no palco, muito feliz, com uma sensação maravilhosa de ter dado seu melhor e ter sido reconhecida por isso! :D

Óbvio que a indução dela é muito mais bonita do que uma idéia que quis passar por escrito no blog, mas de qualquer forma, serviu pra me lembrar que essas mentalizações a respeito do que queremos para nós mesmos deve ser um exercício diário e por que não, também mentalizar os obstáculos sendo superados com harmonia e profissionalismo, afinal negar as adversidades e imprevistos seria uma grande ilusão. Melhor visualizar tais obstáculos sendo superados sem grandes traumas e sendo uma oportunidade de evolução!

Altamente recomendado a todas(os) que se apresentem dançando ou que tenham tal pretensão!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Novo blog da Rachel Brice

Acabo de descobrir o novo blog da Rachel Brice! Ela já tinha o intoxicants, que está no blogroll aqui do lado, mas pelo que eu entendi, o conteúdo do blog antigo será absorvido pelo novo.

Começou já com bastante coisa legal, pelo menos para mim que sou uma admiradora sempre encantada com sua pessoa e sua dança. Ela escreve de uma forma tão gostosa de ler, tão humilde, que quanto mais eu leio o que ela escreve, mais cresce meu sentimento de discípula da grande mestra!

Aproveitando a temática Rachel Brice, nunca é demais lembrar e avisar pra quem ainda não sabe, que ela lançou um novo DVD Serpentine! Rá! Na verdade são dois dvds com diversos conteúdos legais, desde técnicas para aumentar força e flexibilidade, a técnicas para o famigerado cambret, além de duas coreografias! lálálá! Nos outros dvds dela que eu conheço, não há nenhuma coreografia, apenas uma pequena sequencia de movimentos de braços e tronco. cho que dançar a coreografia de alguém é uma ótima forma de sentir no corpo a música pelos "olhos" ou melhor feeling da outra pessoa. E se essa outra pessoa for a Rachel Brice, então a coisa fica mais interessante ainda!

Eu já encomendei o meu na Amazon e espero ansiosamentepacientemente ele chegar pelo correio...

Fica o teaser do DVD pra quem tiver se interessado! ;)